IT- A Coisa - Stephen King

IT- A Coisa - Stephen King


Fala galera!

O que dizer quando a resenha da vez é do seu autor preferido do coração?

IT, é um dos livros mais conhecidos do King e a fama não é infundada não, é um ótimo livro com certeza! 

Resolvi encarar o tomo de 1103 páginas, porque:
A - O filme novo saia esse ano
B - Tinha um clube de leitura que estava lendo e incentivando do tipo "Vamos lá você consegue" 

Então vamos a resenha, chegue mais perto, pegue um balão porque aqui, você vai flutuar, todos flutuam aqui...

IT é um livro que se passa em Derry, uma cidade do Maine. Essa cidade é ponto turístico do mal, coisas malignas acontecem e Derry, assassinatos, desaparecimentos, crueldades e muitas crianças costumam morrer em Derry, mas, aparentemente os moradores estão tão envolvidos com o clima maligno do lugar, que toda essa violência passa batida no cotidiano.

Há um segredo em Derry. Esse segredo começa a ser desvendado quando um garotinho, chamado George Denbrough, morre e seu irmão mais velho Bill, junto com seus amigos, Eddie, Beverly, Richie, Stan, Mike e Ben, enfrentam o mal presente em Derry.

Tá bom já coloquei uma água na boca agora vamos divagar. 

A trama se passa em torno desses 7 personagens, intercalando as versões de 1958, do clube dos otários, quando eram crianças, e o reencontro 27 anos depois, quando o mal ataca Derry novamente.

A narrativa é um eterno flash back, são adultos assustados recobrando memórias da infância que o tempo, há muito, tinha se encarregado de apagar. Ao longo das páginas somos convidados a reviver e relembrar o confronto dos amigos com "A Coisa". 

O livro está dividido em 5 partes, cada uma delas cumpre um papel na trama, o livro se inicia em 1958, com a morte de George e em seguida passa para a primeira morte após 27 anos, o único dos otários que ainda mora em Derry, resolve chamar todos de volta, para que eles cumpram uma promessa, feita quando ainda tinham seus 11 anos de idade, de que, caso a coisa voltasse, eles a deteriam novamente.

Após isso, temos toda a trajetória de retorno deles, o reencontro e muitas lembranças que vão afunilando passado e presente até o ápice da parte 5, em que finalmente descobrimos o que aconteceu em 1958 e está acontecendo novamente em 1985!

É emocionante acompanhar o livro, a construção e a apresentação dos personagens é maravilhosa, conseguimos ver as nuances de cada um deles ao longo das páginas e vamos nos envolvendo, com o clima de amizade linda que eles tem. O que sustenta tudo é isso, o livro é sobre amizade e não um thriller de terror, como a maioria das pessoas espera. 

As formas que A Coisa assume, são baseadas em medos internos de cada um, como o famoso bicho papão que se transforma naquilo que mais tememos, então não é assim tão aterrorizante, apesar é claro de muito perturbador. Conforme eu já mencionei na resenha de Tripulação de Esqueletos (aqui), o terror do King é empático, ele narra o terror de seus personagens e carga que esse medo acarreta na vida deles e você sente o terror que eles sentem, então depois de ler pode ir ao banheiro tranquilo que nenhum palhaço vai te esperar no canto escuro ok?

No entanto há cenas bem perturbadoras e chocantes, não darei spoilers, mas são muito fortes, King gosta de quebrar as barreiras da moralidade e apresentar pessoas cruas e não gente perfeitinha que vai fazer a coisa certa. Não temos heróis e acredite, se uma coisa ruim parece que vai acontecer, provavelmente vai, não adianta esperar o Superman.

Temos aqui uma característica que é como um padrão do King, usar pessoas para executar atos extremos de crueldade, então se você se impressiona fácil, pode ser que algumas cenas te deixem meio chocado, aprecie com moderação.

Uma coisa que eu amo no King é sua propensão em construir psicopatas, e não só pessoas más, mas sim pessoas que não medem atos e não ligam pra consequências, pessoas que fazem coisas realmente perturbadoras e sim, temos crianças no time. 

O livro é maravilhoso, apesar de grande não cansa a leitura, tirando as partes pesadas, ele flui muito bem e a narrativa realmente funciona, o mistério é mantido, você tem pequenos flashs das memórias deles e vai construindo o cenário conforme eles vão se lembrando e isso é uma experiência muito legal, creio que não há muitos livros que te proporcionem essa sensação.

Sou meio suspeita a falar porque eu amo a escrita do King e acho que ele leva muito bem as suas tramas, mas claro que há aspectos que as vezes a gente não gosta tanto, cenas que não agradam, fiquei com algumas na cabeça, mas nada que seja capaz de não gostar do livro, apenas pontos que eu não concordo, simples assim.

Se eu recomendo a leitura? Com certeza, mas como sempre digo ao recomendar King, aprecie com moderação, porque pode ser que você demore um pouco para se acostumar com escrita e a forma como leva as tramas.

Último ponto a ressaltar é que Derry é uma cidade que pode surgir em outros livros, como King tem um universo próprio é normal ver personagens de outras histórias aparecendo nos livros dele, em IT identifiquei um personagem de O Iluminado e em Novembro de 63 (resenha em breve) temos alguns personagens de IT, bem como uma passada por Derry e a sensação de que o lugar é um tanto "estranho". 

Então minha gente, para mais detalhes, leia o livro sem medo, porque ele é um livro cheio de pontos super legais, o terror é apenas um pano de fundo, o toque do livro tem muito mais a ver com ter medo e conseguir superar do que com um palhaço assassino!















Lila Martins

3 comentários:

  1. Ganhei esse livro no dia em que o filme foi lançado. Esta a minha espera, tanto que nem fui ao cinema. E veio ingresso junto, mas sempre me decepciono com o resultado dos livros nas telas. Vou tentar ler em um final de semana. mas é claro que para isso terei que não fazer nada além disso. Outubro acene com possibilidades.


    Ps. Adoro essa linha do King, de personagens que vão e vem. Acho um ótimo exercício criativo. Quando crescer gostaria de usar esse argumento em meus escritos. rá

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu amo a escrita dele. Depois me conta o que achou!

      Excluir
  2. Está na minha lista de livros para serem lidos.
    https://fiinaldeoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.