O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle

O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle

Imagine um mundo em que as tecnologias são avançadas, então você e mais dois desbravadores, viajam em uma nave espacial, tentando conhecer novos planetas. Acabam encontrando um, que em muito se parece com a Terra, mas, lá os seres humanos são irracionais e vivem nas florestas, feito animais selvagens, enquanto a civilização é toda composta por símios, isso mesmo, os macacos são os seres pensantes.

Esse, é o enredo do livro o Planeta dos Macacos de Pierre Boulle, um francês que tinha uma imaginação muito fértil, já lá por meados de 1963. 

Esse livro, foi uma surpresa agradável que 2017 me trouxe, nunca havia me interessado por ele, mas de repente, a vontade surgiu. Como é um livro pequeno, com cerca de 216 páginas, arrisquei dedicar alguns dias e ler.

Qual não foi minha surpresa, ao descobrir um livro cheio de mistérios, instigante, com uma narrativa em primeira pessoa de Ulysse Mérou, relato esse que começou no ano de 2500, com a sua viagem, que resultou na descoberta desse estranho planeta habitado por macacos.

Ao longo das páginas, descobrimos a incrível história desse ser humano, lutando para ser libertado e voltar para a Terra, tentando fazer os macacos acreditarem, que ele é um "animal racional".

Misterioso, cheio de reflexões, te deixa com a pulga atrás da orelha, o livro vai te levando a conhecer essa sociedade estranha, mas tão parecida com a nossa. 

O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle
Minha edição do Kindle tem uma capa diferente

Aos poucos, vamos nos identificando com os personagens, torcendo por nosso narrador e tentando entender, como esse mundo se tornou o que é.

Adorei e escrita do autor, achei todos os trechos científicos, muito bem explicados e de forma bem simples, para os leigos (como eu) compreenderem, por isso, apesar de ter muito dos estudos evolutivos e várias referências científicas, o leitor consegue se ambientar bem com todo o universo do livro.

O final é bem surpreendente, eu já tinha sacado, mas, como ele aconteceu, foi muito legal, gostei bastante. 

Recomendo a leitura com certeza, não é um livro chato, tem uma boa história, na medida certa, sem ser longa demais, nem muito corrida, gostei de tudo nele, um livro leve para ler rapidinho.

Resenha curtinha e simples, algumas obras não precisam de muito, leiam e tirem suas conclusões, só não esqueçam de comentar aqui suas considerações.

Valeu gente! Até a próxima!




Lila Martins

2 comentários:

  1. Confesso que vim ler o post por causa do título, me lembrou o filme Planeta dos Macacos e achei que tivesse alguma relação rsrs
    Se bem que, até tem, né? Os macacos também são inteligentes no filme kkk
    Mas pelo que pude perceber, a semelhança para aí. Nunca li esse livro, nem tinha ouvido falar, mas parece ser muito bom e de leitura rápida, já que tem poucas páginas.
    Vou até ver se não tem na biblioteca da faculdade.
    Beijoooos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro inspirou o filme, mas aquele antigão, não essa nova trilogia, quer dizer... Essa nova trilogia tem alguma relação, mas acontece em uma cronologia diferente da contada no livro. Leia sim, recomendo >.o

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.