Dica - Como conhecer novos autores


Dica - Como conhecer novos autores

Oi pra você!

Sabe quando a gente quer muito conhecer um autor novo, mas fica indeciso, "E se eu não gostar da escrita dele?" "E se o livro for chato e eu quiser desistir?" e vários outros "E se" que a nossa cabeça fica martelando. 

Para isso eu tenho algumas ideias legais, que podem ajudar a sanar as dúvidas cruéis, quando o assunto é conhecer novos autores.

Dica - Como conhecer novos autores

Acho que o melhor modo de avaliar um autor, é por meio de vídeos no youtube, então, procure resenhas de livros desse autor e tente ver o que costumam falar dele. No entanto, o pulo do gato é você tentar dar uma fuçada nas outras resenhas, em especial aquelas de livros que você já leu e tem opinião formada, para ver se as impressões do booktuber são parecidas com as suas, porque se a pessoa tem ideias parecidas com as suas, a opinião dele sobre o autor que você quer tentar, pode ser bem parecida com o que você vai achar, não é regra, mas é uma tendência que pode ser útil.

Dica - Como conhecer novos autores

Tente conversar com amigos, de gosto parecido com o seu ou debater em algum fórum, com pessoas que conhecem o autor, o ideal é tentar filtrar, porque, pode ser que a pessoa não goste do autor por um gosto pessoal, o ideal são aqueles comentários do tipo "eu não gostei por causa disso e daquilo, mas pra quem curte tal coisa, talvez seja legal" eu costumo muito fazer isso, se tudo der errado, me chama nas redes sociais e/ou nos comentários que eu ajudo.

Dica - Como conhecer novos autores

Leia resenhas, mas não tente focar na história em si, tente focar em aspectos mais profundos, como o tipo de narrativa, os elementos que constituem o livro, a ambientação, caracterização dos personagens, porque um livro é bem mais que uma história boa ou ruim, tente fazer comparativos com resenhas de livros que você conhece, com elementos que você já experimentou e gostou, assim, quando ler as resenhas de livros do autor que quer conhecer, fica mais fácil avaliar, se ele aborda esses aspectos, com os quais você se sente confortável.

Dica - Como conhecer novos autores

Nunca, eu disse NUNCA, deixe de conhecer um autor ou livro, que você se interessou, porque as resenhas são negativas, a melhor forma de você avaliar algo é testando, se você quer conhecer um autor, mas todos criticam muito ele, talvez realmente seja ruim, mas as vezes pode ser que você ache bom, então teste mesmo assim, use referências apenas para extrair informações, mas a base para avaliações, tem que ser os seus gostos pessoais.

Dica - Como conhecer novos autores

Contos! Esse é um truque simples, mas que economiza muito tempo, tente procurar contos do autor que você está a fim de conhecer, alguns lançam livros curtos, de menos de 100 páginas, que você lê em uma sentada e consegue sacar um pouco a escrita do autor. Lógico que não é uma avaliação precisa, mesmo porque, contos requerem bem menos profundidade de escrita, mas dá de pescar qual é a vibe e ter uma noção básica, para casar com as resenhas e opiniões de outros leitores.

BÔNUS!

Para exemplificar eu separei 3 livros que eu li e são contos de autores que eu estava pensando em ler, então vou fazer um breve resumo da minha experiência apenas para ilustrar as dicas.


O Adulto - Gillian Flynn
O Adulto - Gillian Flynn - Eu ouço muito falar de um livro dessa autora, Garota Exemplar, que já ganhou inclusive uma adaptação para o cinema, como ouço falar bem dela, as resenhas de Garota Exemplar são ótimas e muitas pessoas com gosto parecido curtem muito a Gillian, decidi testar esse conto dela. Confesso que no começo fiquei decepcionada, mas a história é muito bem escrita, é detalhado, sem ser chato e tem umas viradas bacanas, me peguei de boca aberta aplaudindo mentalmente, o conto tem um final inconclusivo, em geral, eu não curto isso, mas aqui achei que ficou muito legal, dá uma margem para o leitor especular e isso é bacana, gostei de como a autora usou essa ferramenta. No fim das contas, Garota Exemplar entrou para a lista de "Quero ler" porque esse conto me convenceu que Gillian Flynn vale a pena.

A Bela e a Adormecida - Nail Gaiman
A Bela e a Adormecida - Nail Gaiman - Eu to louca para ler, Deuses Americanos e Mitologia Nórdica, desse autor, as críticas costumam ser boas eu realmente, estava interessada em ler Neil Gaiman, e esse conto me ajudou a decidir. É um conto curto, e bem rápido, uma sentada e estava lido. Gostei do que li, achei legal, diferente, gostei das mudanças e da mistura de contos de fadas, que resultou nesse livro. A escrita do Neil é gostosa, tem um pouco de mistério e eu quero ler ainda mais os livros dele, porque sinceramente, não é um conto maravilhoso, mas tem potencial, captei a essência do autor e gostei, então acho que não vou me decepcionar.




Elevador 16 - Rodrigo de Oliveira
Elevador 16 - Rodrigo de Oliveira - Esse conto é uma espécie de Spin Off, da série As Crônicas dos Mortos, que conta com 4 livros publicados. Confesso que zumbis não são lá muito a minha praia, mas ouvi dizer que a série é bacana e tem uma abordagem diferente, então li o conto para testar e... Gente... Gente... que decepção... eu li resenhas positivas, muita gente exaltando o escritor, que é brasileiro, mas eu achei tão pobre, tão mal organizado, tão desleixado que eu não quero ler a série, talvez eu mude de ideia, mas eu achei de uma pobreza literária tão grande que desisti, encontrei uns erros verossímeis bem graves e sinceramente, admito erros de trama, mas erros grotescos é forçar a amizade. A série não estava na lista e nem tem perspectiva de entrar.


É isso gente, ficam as dicas e se, por acaso, quiserem um post e/ou vídeo falando mais dos livros mencionados deixem aqui nos comentários, que eu faço resenha deles com as devidas considerações.

Até a próxima!


Lila Martins

12 comentários:

  1. ótimas dicas!!
    não crio preconceito pelas resenhas que leio e sim pelo gênero mesmo, o que é ainda pior hauhauahua

    contos são bons mesmo pra conhecer um autor, são pequenas e rápidos de ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse problema com gênero também... tem coisa que não desce de jeito nenhum...

      Excluir
  2. De todas as dicas, acho que a única que não uso muito são os Booktubers, mas mais por impaciência com youtube do que qualquer coisa. Adoro resenha escrita <3. Uma coisa que eu gosto muito de fazer também é baixar as primeiras páginas (normalmente disponíveis no site da editora ou na Amazon mesmo) e ver se a leitura flui.
    Li O Adulto ano passado e gostei muito! Do Neil Gaiman, li "Neve, Vidro, Maçãs"e fiquei um tanto assustada por uns dias, então não sei se me aventuraria rs.
    Beijos, Li!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nail Gaiman achei assim meio assustador mesmo, mas quero ler porque gosto dessas coisas. =D Ler os primeiros capítulos também é bacana, principalmente para aqueles autores que não tem contos publicados.
      Beiju!

      Excluir
  3. Eu conheço autores novos através de blogs literários e pelo skoob huahua, não costumo ver muitas resenhas pelo youtube, porque enrolam muito, e eu acabo ficando sem paciência.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a gente tem que achar uma forma que funcione pra tentar descobrir novos autores =D Skoob sempre é legal, tem resenhas e avaliações dá de ter uma noção legal tb

      Excluir
  4. Oi tudo bem? Não gosto de ver resenhas no Youtube, mas amo em blogs.Uma coisa que faço é começar a ler, porque livro que é bom realmente, é do inicio ao fim. Muito boa as dicas.
    www.moreninhabasica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, livro bom é livro que te enrosca no laço e te leva pra outro mundo! kkkkkk

      Excluir
  5. Oi!! Sou totalmente a favor de novas experiências literárias! É muito ruim se acomodar só nos autores conhecidos pelo medo do "e se..." que você citou. Eu sempre tô dando uma olhada em resenhas e em grupos literários no facebook também, já recebi dicas maravilhosas assim! E quanto ao preconceito literário, geralmente quando o livro recebe muitas opiniões divididas é certo de que deve ser um ótimo livro! Eu só desanimo se realmente fugir do meu interesse.

    Ah, e Neil Gaiman é maravilhoso, menina! Você precisa ler os livros desse homem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu adorei! Quero ler Neil Gaiman em breve! \o/

      Excluir
  6. Olá! As dicas são ótimas! Eu geralmente não me deixo influenciar por resenhas, desde que elas tratem apenas da opinião do leitor, mas quando evidenciam falhas na estrutura da narrativa, acabo rejeitando o autor.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também sou assim, acho que livros que são mal construídos não merecem muita chance não...

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.