Inferno - Dan Brown - Filme


Inferno - Dan Brown - Filme

Oi gente!

Que tal falar um pouco de cinema? A escolha de hoje é um filme que estreou em Outubro de 2016, mas que eu só assisti agora, porque é uma adaptação do livro Inferno de Dan Brown e como o plano era ler antes eu esperei e cá estou eu para uma resenha fria do filme.

Inferno foi inspirado, como já disse, em um dos livros de Dan Brown e narra mais uma aventura de Robert Langdon, desta vez em Florença, onde a história começa e vai se estendendo por Veneza e um outro lugar que não posso contar.


Inferno - Dan Brown - Filme


Neste filme Robert (Tom Hanks) acorda em um hospital com um ferimento a bala na cabeça e uma perda de memória dos últimos dias, para piorar é perseguido por uma mulher que tenta matá-lo. 

Inferno - Dan Brown - Filme

Langdon então foge com a ajuda da Dra. Sienna Brooks (Felicity Jones) (Rogue One? Sim!) e com ela, pouco a pouco ele vai tentando entender o que está acontecendo, o que ele fez de errado e o que está fazendo na Itália com um buraco de bala na cabeça.

O ritmo do filme é típico de um thriller e tem ótimas interpretações, Tom Hanks já é nosso Robert de longa data e como em todos os seus papéis, desenvolve brilhantemente o professor e simbologista. Felicity a meu ver é uma atriz bem promissora, tem expressão e executa um bom trabalho, acho que como Sienna ficou um pouco fraca, mas isso de deve ao roteiro, porque ela realmente tem potencial.


Inferno - Dan Brown - Filme

Os cenários externos não poderiam ser mais bonitos e rendem ao filme uma fotografia bonita em tons bem coloridos descrevendo uma Itália cheia de segredos. Entretanto, peca em cenografia para compor alguns objetos de cena, algumas coisas ficaram toscas e não tem cara de antiguidade, apenas um pedaço de isopor pintado e toscamente caraterizado.

Há também alguns efeitos visuais, ficaram bons até, mas eu achei um pouco forçado e tive aquela estranha sensação de que não combinavam com o restante, faltou um grude pra encaixar alguns elementos como o mar de sangue nas ruas, parece cena de outro filme, não casou com o resto ao meu ver.

Inferno - Dan Brown - Filme

Como fria expectadora e tentando (embora em vão) não comparar o filme com o livro digo que, a trama cumpre uma sequência lógica, dá uma forte impressão de furos, porque as coisas não possuem um referencial que diz ao expectador "olhe aqui, isso é importante" então se não estiver atento a cada fala e cena pode perder o bonde e ficar confuso com perguntas a serem respondidas.

O filme rende com suspense, ritmo frenético, uma verdadeira fuga em alta velocidade sem pausas para ponderações e reflexões, é muita informação e não dá tempo de desenvolver bem o roteiro, achei um pouco atropelado. 


Inferno - Dan Brown - Filme

Tem seu plot twist e não deixa a desejar em expectativas, dá um pequeno grande nó na cabeça, faz a vez de te dar aquela sensação de "What?!" então acho que ele cumpre com o foco que é levar o expectador aos pontos mais cruciais e desenvolve as narrativas explicativas de forma rápida porém não muito pontual, é mais um jogo de informações que você precisa ir pescando no decorrer do longa.

Tem um pequeno problema que eu achei bem chato, os monumentos são terra de ninguém, entra quando quer, por onde quer, as portas não são trancadas e tudo muito fácil!


Inferno - Dan Brown - Filme


De um modo bem geral é um bom filme, mas peca com alguns aspectos que deram uma sensação de desleixo, houveram horas que pensei que o orçamento foi baixo e tiveram que fazer algumas gambiarras a lá tabajara e isso dá uma tristeza, porque é inspirado em um livro com alto cuidado com os detalhes, mas o longa deixou bastante a desejar com roteiro e cenografia.

Então gente, peço que assistam e tirem suas conclusões tendo lido ou não o livro.

Para uma análise 360º leia também a resenha do Livro e o comparativo Filme x Livro.





Lila Martins

2 comentários:

  1. esse nao li nem vi!
    li o do codigo da vinci e outro... nao lembro hahahaha
    e adoro esse tipo de filme/livro que mistura fatos historicos com maluquices de conspirações!
    quero muito ver as sagas do robert!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a ir ver o filme. Fiquei desanimada com os comentários (todos bem parecidos com o seu). Acho que como é um livro repleto de informações, se torna mais difícil adaptar.

    Mas quem sabe ainda vejo!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.