Dr. Estranho - Opinião



Olá Nerds! Mais uma vez cá estou eu para falar um pouco sobre cinema. Dessa vez (como vocês já devem ter percebido) vou comentar um pouco sobre o novo filme da Marvel Studios, Dr. Estranho. Vou avisando desde já que não haverão spoilers.

Dirigido por Scott Derrickson, e estrelado por ninguém menos que Benedict Cumberbatch, este longa conta ainda com Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Tilda Swinton, Mads Mikkelsen e Benedict Wong, cada um exercendo sua função de forma competente e até com certo brilho.



Sendo o segundo filme da fase três da Marvel, Dr. Estranho trouxe a impressão de que a fórmula utilizada pela Disney durante os outros 13 filmes seria revisada e, quem sabe, algumas coisas novas poderiam ser testadas neste longa. Mas estas expectativas foram frustradas por algo que (ao meu ver) pode ser definido como "falta de colhões".



O início do filme é promissor, conta com uma sequencia excelente para nos introduzir ao personagem de Stephen Strange, um neurocirurgião com uma habilidade que só não supera a sua arrogância, e todo o seu caminho até o acidente que lhe custou grande parte do movimento das mãos.

O drama é muito bem trabalhado e Benedict Cumberbatch entrega um homem quebrado pelo destino, sem esperanças e genuinamente desesperado. No entanto, este clima denso é abruptamente interrompido (como iria ocorrer pelo resto do filme) por alguma piada ou alívio cômico.



A viagem de Strange para o nepal é o ponto em que o mundo real fica para trás e o mundo da magia enche a tela. Desde a primeira aparição da Anciã, a tela é tomada por efeitos visuais e toda a explosão de cores, movimentos que ignoram as leis da física, viagens entre dimensões e takes que desafiam o que conhecemos como racionalidade, mas ao mesmo tempo enchem nossos olhos de prazer. Os efeitos especiais são o grande trunfo deste filme, que deve brigar pelo Oscar na sua respectiva categoria, e são um deleite para os fãs de magia.



Entre momentos épicos de viagens por dimensões durante frações de segundo e piadinhas inoportunas para aliviar trechos com maior peso dramático, sinto que a identidade do longa se perdeu neste descompasso criado pelo roteiro, sem dúvidas o maior déficit de todo o filme, sendo este responsável pelo subaproveitamento dos personagens, muito bem interpretados pelo elenco, mas que acabaram carecendo de maior profundidade.

No fim das contas, Dr. Estranho tem uma beleza exuberante, possui um vilão sem peso, várias fan services, personagens sem o aproveitamento merecido e ainda assim é divertidíssimo e merece o selo Marvel de qualidade.


Não estranhe se no final do filme você sentir que algo ficou faltando, pois ficou sim. Faltou coragem para arriscar, pois é claro que havia muito potencial ali. Dr. Estranho vai arrecadar seu meio bilhão de dólares, contudo, poderia ser um dos melhores filmes da Marvel. Infelizmente não foi dessa vez, fica para a próxima...


Bruno Balestrin

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Flavi!

      Espero que se divirta, apesar dos pesares o filme é bom!

      Excluir
  2. Eu fui assistir sem expectativas e acho que foi por isso que eu sai satisfeita do cinema. Ficou faltando mais história sim, o vilão não era nada complexo.. mas acredito que fizeram isso apenas para apresentá-lo e incluir no universo que estamos acostumados a ver. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayci!
      Concordo com sua opinião, e essa fórmula de apresentar os personagens para depois juntá-los em um grande filme é exatamente o que a Marvel tem feito desde 2008. O que já está começando a me incomodar, parece que arriscar em algo diferente se tornou um tabu.

      Excluir
  3. Eu já estava ciente que o filme não ficaria tão bom assim. A Marvel está realmente perdendo pontos :( e só criando expectativas. É uma pena.
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora!

      Faço de suas palavras as minhas. Infelizmente o potencial foi deixado de lado em função do garantido, e isso é realmente uma pena.

      Excluir
  4. Eu não devia ter lido, eu to evitando todos os posts sobre o filme mas não aguentei mais i.i mas eu acho que os filmes da Marvel sempre acabam pecando de algum modo, sempre fica essa sensação de 'tá faltando algo' mas, vou assistir mesmo assim pq né? A gente não resiste =)

    Metamorphya•••

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!

      É essa fórmula que a Marvel vem usando desde Homem de Ferro, e a repetição acaba desgastando o formato. E sim, continuamos assistindo à todos os filmes sem exceção. Tal qual ovelhinhas sendo conduzidas pelo pastor haha.

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.