Colecionismo: Funko Pop



Olá nerds de plantão! Fugindo um pouquinho das minhas postagens habituais das sagradas quintas-feiras, mas não da habitualidade nerd, hoje vou falar um pouco sobre colecionismo, inspirada em um dos temas de blogagem coletiva do grupo de bloggers Café com Blog.

Funko Pop do Banguela, da animação Como Treinar Seu Dragão, foi meu primeiro Pop!

Costumo dizer que sou colecionadora de coleções, coleciono canecas, itens de papelaria, bonecas, livros e miniaturas. Assim, vou compartilhar com vocês hoje uma das minhas paixões: Funko Pop!

Caneta da personagem Hermione, da saga Harry Potter.

Funko é o nome de uma empresa de itens licenciados (brinquedos, action figures, chaveiros, etc.) inspirados na cultura pop, fundada em 1998, pelo designer Mike Becker, que, ao ver um boneco do restaurante Big Boy ser vendido por centenas de dólares, descobriu que ele poderia fazer sua própria réplica, na China, pelo mesmo preço.

As primeiras versões lançadas de Rony, Hermione e Harry da saga Harry Potter.

Com o sucesso de vendas, a empresa, que começou na casa de Becker, logo expandiu, aumentando o número de licenças e sempre lançando mais e mais produtos.

Sir. Thomas Sharpe, do filme A Colina Escarlate.

A linha denominada Pop (lançada experimentalmente na Comic-Con), causa grande furor entre colecionadores e não colecionadores, pela frequentemente em expansão e variada linha existente, assim como pelo preço de venda, apenas $9.99, o que visa permitir que os colecionadores adquiram suas coleções em tempo rápido e que a demanda seja sempre grande.

Meninas Malvadas (filme) - esq. para dir.: Cady Heron / Karen Smith / Gretchen Wieners / Regina George

A jogada esperta da marca é justamente essa: itens acessíveis não apenas no quesito valor, mas também no que diz respeito aos locais de venda, já que os produtos podem ser encontrados em várias lojas, inclusive de brinquedos, no exterior, e não apenas nas especializadas em itens colecionáveis, como ocorre com a maioria dos itens do gênero.

Funko Pop do Marty McFly de De Volta para o Futuro.

Aqui no Brasil, existem lojas físicas que importam os Pop, assim como vários sites que importam e entregam no país todo, claro, com aquele diferencial do valor: no Brasil, um Pop custa, em média, 80 reais na época de seu lançamento, caso não se trate de um item raro ou Hot Topic (vinculado à loja Hot Topic, que faz lançamentos exclusivos e muito desejados pelos colecionadores do mundo todo).

O lançamento do filme Cinderella, da Disney, inspirou novos Pop. Na foto, a versão 'normal' e o Hot Topic (atrás), com glitter no sapatinho.

Pense em alguma série, filme, animação... é bem provável que a Funko já tenho lançado uma linha de Pops. E, é exatamente isso que deixa os colecionadores extasiados: a dimensão e possibilidades imensas que a marca proporciona.

Em sentido horário: Aurora (vestido rosa) da animação Disney A Bela Adormecida / Cinderella, do longa de mesmo nome da Disney / Versão Hot Topic (com óculos) da Cinderela do desenho Disney / Pocahontas da animação Disney de mesmo nome / Cinderela da animação Disney de mesmo nome / Aurora do longa Malévola da Disney

Existem Funkos de personalidades famosas, como Michael Jackson e Stan Lee, de bandas como Kiss,  lutadores de UFC, de seriados como Gotham, Game of Thrones, Arrow e Hannibal, mundos cinematográficos como Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Avengers, Batman, Superman, Disney (generalizado mesmo, porque quase tudo da Disney tem Pop), Star Wars e da televisão, quadrinhos e mangas, como Hora de Aventura e Sailor Moon e muitos e muitos outros.

Funko Pop do Woody de Toy Story, ao fundo, alugns como Loki (Avengers e Thor), Star Wars (Princesa Leia, BB-8 e Rey), Groot (Os Guardiões da Galáxia), Hannibal (Wendigo, Will Graham e Hannibal), Buzz Lightyear (Toy Story), Marty McFly (De Volta para o Futuro), Sir. Thomas Sharpe (A Colina Escarlate), Ferris Bueller (Curtindo a Vida Adoidado).

E não pense que apenas desenhos e filmes mais famosos e rentáveis são agraciados, o filme Orgulho e Preconceito e Zumbis, que não foi um mega sucesso de bilheteria, ganhou 6 Pops e desenhos antigos como Corrida Maluca, Flintstones e Animaniacs, filmes como De Volta para o Futuro, O Poderoso Chefão e séries já encerradas, mas ainda amadas, como Friends e Gilmore Girls, ganharam suas versões em vinil.

Coleção de Orgulho e Preconceito e Zumbis (da esquerda para direita): Jane Bennet, William Collins, Mrs. Featherstone (zumbi), Lady Catherine de Bourgh, Mr. Darcy e Elizabeth Bennet. E o chapéu do Dumbleodore aparecendo no cantinho inferior esquerdo da foto! rs

E você, já se rendeu aos Funko Pop? Conta para gente quais os itens de sua coleção ou quais são os mais desejados!

xoxo




Fotos: Coleção Pessoal Retipatia


Retipatia

8 comentários:

  1. Eu coleciono bonecas, mas por enquanto não tenho nenhum funko pop, mas pretendo ter alguns. Acho eles bem fofos! ❤ Os seus são lindos!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero todos!!!!! Eu sou louca pra ter Funkos... Mas os $$ não permitem kkkkk vou começar minha coleção em breve! =D

    ResponderExcluir
  3. Amo funkos de paixão *---* Tenho apenas 3 por enquanto mas já tenho mais de 20 na wishlist! To começando a coleção aos poucos, porque aqui no Brasil são carinhos né?!
    Sua coleção é muito linda! Amei o Woody <3
    Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  4. Amo mas não tenho dinheiro haha, eu tenho dois funko... meu primeiro foi o Sven (rena de Frozen) que ganhei da minha prima, depoia aproveitei a viagem dela pros EUA e comprei um mr. Big (personagem de zootopia), minha mãe tem uma "tristeza" linda demais e meu irmão o flecha (zootopia) haha... louca para adquirir mais, mas acho que só pra metade do ano que vem quando minha prima for pro eua ou o namorado sela vier pra ca... pq 80 reais? Ta demais .-. ... não conhecia as canetas, coisa mais fofa.

    P.s: meu namorado tem um Goku na nuvem *-*

    ResponderExcluir
  5. amo/sou funko!
    tenho esse do martin mcfly <3 também tenho do batman, do elvis presley e do ringo starr! quero mais? siiiim! meu sonho é o do buzz! <3

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não tomei a vergonha na cara de comprar meu primeiro funko e to começando a sentir vergonha disso =/ na vdd acho que rola aquele medo de comprar o primeiro e nunca mais querer parar =p mas eu fico aqui babando em cada lançamento, nas coleções que vocês mostram... São itens incríveis e com características bem bacanas =D Vamos ver vai que logo logo tomo coragem e compro meu primeiro funko <3 amei as fotos do post!

    Metamorphya • • •

    ResponderExcluir
  7. Meu Deuss, não sabia que tinha sido assim! Não sabia que o designer começou na China e se inspirando em outro! hahha que louco né? E COMMO ASSIM apenas 9 dólares? Nossa que inveja, aqui as vezes é mais de 80 né? Adorei sua coleção! Eu não tenho nenhum mas pretendo comprar pelo menos os 3 do Harry sexta feira <3
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  8. Que post mais lindo! Também coleciono funko pop! Muito amor por esses cabeçudinhos!♡

    Resenhando por Marina e Te Conto Poesia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.