PROFISSÕES - DIREITO


Olá nerds!


Arte por CF Convites


O papo desta quinta-feira é um pouco diferente, mas segue a linha de postagens da categoria 'Profissões' aqui do JaN. 

Dando continuidade à série de profissões, falarei sobre o Direito, curso o qual me tornei bacharel no ano passado.


Perfil do Curso

O objetivo do curso de Direito é formar profissionais aptos a atuar nas diversas carreiras jurídicas existentes, capaz de interferir na sociedade de maneira justa e com base no ordenamento jurídico.

(Essa frase foi digna de um profissional do Direito. aahahha)


Campo de atuação

Um ponto importante a ser destacado aqui é que o curso de Direito forma bacharéis em Direito e não advogados, como muitos se equivocam com frequência.

O bacharel em Direito, por sua vez, pode optar por diversas carreiras na área jurídica, como o exercício da advocacia, magistério, cargos públicos como juiz, promotor de justiça, advocacia pública, diplomacia, dentre outros. Lembrando que, para atuar como advogado, o bacharel em Direito deve ter aprovação no Exame Nacional da Ordem dos Advogados Brasileiros - OAB.

Como advogado, também existem vários campos de atuação, como trabalhista, criminal, tributária, ambiental, cível, empresarial e também algumas áreas não tão conhecidas, mas requisitadas pelo mercado como Direito Digital, Arbitragem e Compliance e Ética.


Vocação

O maior jargão que se ouve quando se cursa direito ou como dizem, quando se faz 'advocacia' (um minuto de silêncio porque ninguém faz curso de advocacia!!!), é de que precisa gostar de ler muito. 'Ah, é bom que você gosta de ler, daí ajuda né?!'

Amigos, não se enganem. Não, não ajuda em nada. Absolutamente nada. Esclareço o porquê. No curso de Direito, assim como em vários outros cursos, a necessidade real é que se estude, que leia muito sim, mas o fato de você gostar de ler, por exemplo, histórias de fantasia, não fará muita diferença no fim das contas. Porque, digo abertamente, é muito diferente você ler Harry Potter e ler A Teoria Pura do Direito, por exemplo.

Pensei em citar Alice no País das Maravilhas ao invés de HP, mas esse é um livro tão filosófico que serviu até de exemplo em uma aula de Hermenêutica Jurídica, então não serve de padrão (e claro, quem foi a única aqui que levantou a mão quando o professor perguntou quem já tinha lido a obra de Lewis Carrol???).

Como o direito em si possui muitos ramos e possibilidades de área de trabalho, é fácil que uma pessoa tenha mais facilidade em se adequar a um ou outro segmento. Por exemplo: é inegável a necessidade de uma boa oratória (que claro, pode ser trabalhada e aperfeiçoada), para aqueles que vão defender um cliente perante o júri ou mesmo fazer uma sustentação oral em audiência.

Além disso, como em outras profissões - ou deveria dizer em todas as profissões? -, o profissional do Direito deve sempre manter-se atualizado, em alguns casos, diariamente, já que vários ramos de atuação são guiados através de jusrisprudência, que, dependendo, possuem mudanças e alterações diárias, com as decisões das diversas instâncias da justiça brasileira.


Duração

O curso dura 10 semestres, ou seja, 5 anos.

E há a ideia de alguns (como eu) de que deveria durar mais! ahahah


Salário Inicial (Fonte: SINE)

As margens salariais podem variar bastante, ainda mais quando se trata de cargos públicos, acessíveis através de concurso, como juiz, promotor, defensor público, etc.

Para os advogados, que realizam a inserção na profissão não apenas pelo amor a advocacia, mas também, em aguns casos, como contagem de tempo de atuação (indispensável para alguns cargos públicos), varia, de e de R$ 2.182,70 a R$ 3.688,76 (a depender do porte da empresa contratante), para trainee (aquele logo acima do estagiário e abaixo de todos os outros da empresa).

Bem, destaco que os valores são os do SINE, ok! Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! rs

Informações do Post: Fonte

Quem tiver dúvidas sobre o curso ou alguma outra, fique à vontade para deixar aqui nos comentários que terei prazer em responder!

Que a Força esteja com vocês!

xoxo



Retipatia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.