A Lenda de Ruff Ghanor - O Garoto Cabra - Leonel Caldela



Olá nerds!


Hoje venho aqui lhes apresentar, um livro não tão conhecido, mas que tem uma história excelente e que merece ser lido!


A Lenda de Ruff Ghanor - O Garoto Cabra surgiu em um dos lugares mais criativos em que um livro pode ser concebido que é, uma mesa de RPG, na verdade sendo mais específica,  o personagem Ruff Ghanor nasceu em um jogo de RPG de um dos vários NerdCast de RPG do Jovem Nerd.

Após notarem que a história merecia ser contada Leonel Caldela um escritor brasileiro, muitíssimo talentoso foi designado a contar a história de nosso herói
Ruff, o garoto cabra.

Este livro conta como surgiu o personagem e como ele aos poucos se tornou o que é (que eu não posso dizer porque é spoiler).
Ruff nada mais é que um garoto encontrado aos 7 anos de idade em uma caverna lutando com lagartos gigantes, enquanto acólitos da ordem de São Arnaldo procuravam por uma cabra perdida.


A princípio Ruff parece um garoto selvagem e estranho que é acolhido no mosteiro de São Arnaldo e ainda jovem descobre sua missão de enfrentar Zamir o tirano dragão vermelho que assola a vila em que Ruff vive.


A história é realmente digna de um RPG, tem todos os elementos necessários para compor um bom livro, uma história interessante, mistério, batalhas épicas, magia, amor, amizade, sacrifício e reviravoltas.
Na minha opinião há quatro personagens dignos de serem mencionados que são:

  • Ruff - O garoto cabra, no início parece muito selvagem, mas com o passar do tempo vai se tornando um garoto gentil e determinado, dedicado ao treinamento e muito preocupado com o povo. A única coisa que me irrita nele é sua quase nula capacidade de pensar fora da caixa, mas eu me convenci que isso é devido a sua idade, mesmo ao fim do livro ele ainda é muito jovem e só então entende sua missão, fora que ainda há muita história pela frente.

  • Korin - O amigo inseparável e completamente desmiolado, topa qualquer maluquice e sem ele algumas conquistas do herói não seriam possíveis. Me lembra o Rony de Harry Potter, é engraçado, imprudente e companheiro.

  • Prior - O "pai" de Ruff no mosteiro, seu primeiro mestre e mentor, ensina a ele muita coisa e o prepara para seu destino. O prior é muitíssimo sábio e parece em muitos momentos até um pouco cruel, mas ele tem excelentes ensinamentos e aos poucos vamos percebendo o quão importantes eles são.

  • Axia - A amada de Ruff, ela é inteligente, determinada e um tanto renegada da vila. Apesar de ser o grande amor do nosso herói Axia tem uma das personalidades mais difíceis da trama e em muitos momentos você espera que brote da terra uma garota melhor e mais interessante para o pobre Ruff. Axia é egoísta e fútil, só pensa em seus interesses e toma tolas decisões que me deixaram possessa. A vontade é pegar Ruff pelos ombros sacudi-lo e estapeá-lo para lhe trazer para a realidade. "Acorda homem! Essa mulher não é pra você!" 

Tem muita ação nesse livro, um final realmente revelador e uma última linha com a maior revelação, então aconteça o que acontecer NÃO LEIA A ULTIMA LINHA EM HIPÓTESE ALGUMA! Sério, eu sei que depois de ler isso vai dar uma vontade imensa de ler, mas para o bem do desenvolvimento do livro e pro seu coração dar aquela acelerada mega deliciosa de final de livro cheio de revelações, vale a espera!

A respeito do autor, ele tem o coração RPGista e isso fica bastante claro na narração, como um mestre Leonel descreve as cenas e cenários de forma a te fazer entender bem o que se passa, mas só vai compreender isso quem já jogou RPG de mesa e/ou acompanha programas de RPG de mesa como os NerdCast especiais de RPG.


Creio que o único problema do livro é possuir personagens um tanto rasos, não é um livro pra ponderar segredos existenciais e nem tem uma lição toda filosófica da sociedade e afins, é um livro de ação, com o intuito de contar a vida e as aventuras de Ruff, os personagens não possuem características rebuscadas nem são muito complexos e cheios de facetas. 


É um livro com viradas, eu tomei um único spoiler, mas isso não estragou minha experiência. A revelação lá do final, (aquela que você não deve ler antes de chegar ao fim) eu já sabia, já tinha percebido e esperava outra coisa, mas foi igualmente interessante apesar de pra mim em particular não ser uma novidade.

As cenas de amor de Ruff e Axia são perfeitas para as pessoas que odeiam romance em livros, porque são piegas e você vai achar mais do mesmo, fora que Axia com seu jeitinho de ser te irrita e o clima de romance se torna um pano de fundo cômico de tão sem graça.

Recomendo ler! O livro infelizmente pode ser encontrado em apenas uma loja no brasil chamada NerdStore e por isso se o quiser novinho em folha terá de se submeter ao preço e não terá como pechinchar por aí, devido a sua exclusividade.



O livro teve um sucesso tão grande que já possui continuação (que eu já tenho! \o/) A Lenda de Ruff Ghanor - O Herdeiro do Leão, que obviamente terá resenha aqui no JaN no futuro.

É isso aí minha gente, espero que tenham gostado, deixem nos comentários se já leram e o que acharam e se ficaram com vontade de conhecer o Ruff.

Até a próxima!





Lila Martins

32 comentários:

  1. Se eu gostei de ler lido este post? MAS É CRAAAAAARUU!
    Tudo que é RPG me encanta de maneira sobrenatural!
    Tenho que comprar esse livro!!! T_T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei o segundo tem mais ou menos uns 15 dias, estava em promoção \o/ estavam todos os livros da NerdStore estavam por R$ 29,90!!!! \o/

      Excluir
  2. Pela resenha eu adorei, mais um livro pra minha lista imensa que se torna cada dia mais imensa graças as blogueiras leitoras assíduas que conheço! Mal posso esperar pela resenha da continuação! #aguardaremos
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, tem muita coisa boa, vale super a pena! Se comprar e ler passa aqui e comenta se curtiu >.o

      Excluir
  3. Achei bem interessante! Não sou tão ligada em RPG, apesar de já ter jogado muito MMORPG (mas é tudo bem diferente né hahaha), então não sei se é o tipo de livro que me chamaria a atenção se não fosse por essa resenha! Mas legal conhecer, com certeza vou procurá-lo!
    Beijão!

    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super diferente! RPG de mesa traz o lance de interpretação do personagem, é mais intenso que MMORPG, você cria as fala, tem mais contato com a história, é um ótimo livro pra quem curte fantasia em geral.

      Excluir
  4. Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler..
    *_* CURIOSIDADE EM ALTA AQUI

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Acompanho o JN desde 2009, então já conhecia o livro, mas confesso que ainda não tive a coceirinha necessária para compra-lo e começar a leitura e como o Sr. Marido, que é jogador de RPG, também não se interessou muito, ficou no final da fila. Mas tua resenha foi uma das mais legais que li até agora, vou esperar pela do próximo, quem sabe a coceirinha não vem?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa! diz desses sai a outra resenha, vai que a vontade pinta né? >.o

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro, o enredo parece sem bem rico em sua mitologia e perfeito para quem ama um bom rpg e história fantasiosas.

    ResponderExcluir
  7. Esse não faz meu estilo de livro, mas com certeza parece ser uma história interessante e me deixou bastante curiosa. Já passei por isso muitas vezes de uma revelação não ser novidade, eu gosto de pensar nas várias possibilidades e sempre acaba sendo uma delas.

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito ligada em RPG, mas confesso que lendo a resenha me interessei pelo livro e me deu vontade de ler, pena que só vende em uma loja e deve ser caro. rs

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas tem umas promoções bacanas volta e meia, o segundo eu comprei em promoção e saiu bem baratinho!

      Excluir
  9. que legal ver resenha de um escritor brasileiro que, pelo que você disse, tem uma escrita ótima! achei a sinopse do livro bem curiosa e instigante (mesmo eu não sabendo muita coisa de RPG) <3 adoro histórias de fantasia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do RPG, é um ótimo livro de fantasia o RPG só serviu para conceber o personagem e cenário, no mais o conhecimento do jogo nem faz diferença na experiência!

      Excluir
  10. Adorei por ser um escritor nacional e por envolver RPG, que apesar de não estar jogando nenhum atualmente, gosto muito <3
    Pela sua resenha acho que, apesar dos defeitos vale super a pena a leitura! Vou colocar aqui na minha listinha :)
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Aline! Quando ler diz que achou!

      Excluir
  11. Oie, tudo bem? Apesar de gostar muito de jogos não tenho muito conhecimento de RPG :/ Mas pela descrição no post parece ser bem interessante. É muito bom quando encontramos um livro que nos anima tanto que lemos num piscar de olhos. A resenha ficou incrível. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  12. Curti muito por ser um escritor nacional, isso me incentiva muuuito a ler algum livro! Não jogo mt coisa mas acho livros relacionados MUITO bacanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é interessante, meu marido acompanhou o NerdCast que deu origem ao personagem e isso dá um up tremendo, é como se vc conhecesse a história por traz de um mito!

      Excluir
  13. Não jogo mas gosto de livros relacionados a jogos. Tenho lido pouco literatura nacional ultimamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei desse autor, tenho o livro 2 do Ruff Ghanor dele e "O código élfico" vou ler mais, mas de começo eu gostei!

      Excluir
  14. não jogo e nunca li nenhum livro relacionada ao assunto, mas guriiia, por essa resenha sensacional me deu vontade de ler siiiiim!
    vou procurar pra comprar! ♥
    beeeeijos

    ResponderExcluir
  15. Eu prometendo para mim mesmo que não compraria mais livros em 2016 e você me faz essa descrição do livro! Devo dizer que adoro uma ação mas também amo personagens complexos, crises existenciais, dilemas que afetam o mundo todo kkkkk E claro, uma boa pitada de romance kkk Mas você falou tão bem que eu fiquei querendo o livro!!! Agora ele tem que esperar até janeiro para ser comprado e encaixado na lista de leituras de 2017! rs
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você curtiu a resenha! Quando ler me conta o que achou! =D

      Excluir
  16. Quando eu li trilogia Tormenta, pensei que tinha a ver com a coleção de jogos da Dragão Brasil, aí dei uma surtada básica, mas lembrei que essa é do Marcelo Cassaro haha. Enfim, achei legalzinha a sugestão, não é muito minha praia, porém meus alunos podem gostar =), e incentivar a leitura é sempre válido =)

    Bjoo!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.