O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Estréia Filme + Sorteio do Livro


Olá pessoal que junta as nerdices aqui conosco!

Eu sou a Renata, mas fique à vontade para me chamar de Rê e, esse é o meu post de estréia como autora aqui do Juntando as Nerdices (ou JaN, para os mais íntimos! rsrs).

Como sou nova no pedaço, vou falar em poucas palavras sobre minha pessoa e, para quem quiser conhecer um pouquito mais, tem um resuminho com meus links na página 'Autores' aqui do JaN.

Vamos lá então para o esquema seu nome, seu bairro: sou a Rê, 27 anos capricornianos (a quem possa interessar saber esse tipo de coisa), sou das Minas Gerais e me tornei bacharel em Direito no ano passado.

Entrei na blogsfera (não vou contar o período da adolescência que tinha mil blogs e escrevia 'amiguxus' e deixava 'pink kisses for everyone') há alguns meses, quando criei o Retipatia, com intuito de me incentivar a dedicar mais tempo para a escrita. Além disso, há exatas duas edições, também comecei a escrever na Revista online chamada Revista UP! Daí que há alguns dias vi uma postagem da Lila chamando gente para escrever aqui no no JaN. Claro que me empolguei e, conhecendo a plataforma e vendo como o trabalho que acontece aqui é bem feito e recebe 'selo nerd' com louvor (rsrsrs), pedi para me juntar ao clã! (E não reparem na descrição que não ficou tão curta assim! Vocês verão que a concisão não é uma de minhas qualidades! rs).

Hoje vou compartilhar um pouco dos meus temas nerds preferidos: livros e cinema! Ah, e acompanha que vai rolar sorteio de estréia no final do post!

Para quem não é dado à pré-estreias, ante estreias, estréia da ante estréia... Amanhã, dia 30 de Setembro, é a estréia de um dos filmes mais aguardados do ano: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

Dirigido por Tim Ame ou Odeie Burton, o filme traz uma explosão de cores e efeitos em seus traillers e imagens de divulgação, confere aí o trailler:



Para quem não conhece o livro de nome extenso escrito por Ransom Riggs e publicado aqui no Brasil pela Editora Leya, que deu origem ao filme e à uma saga de fantasia que promete se tornar inesquecível, segue a sinopse do livro:

"Nossa história começa com uma terrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonado, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo... E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas." (primeira orelha do livro).



Aproveitando que já fazem mais de dois meses que li este livro e todas as impressões que tive dele já 'assentaram', por assim dizer, e faltou tempo para resenhar, aqui jaz a oportunidade para tecer alguns comentários - não se preocupe, é sem spoilers!




Para quem gosta de leituras rápidas e aquele tipo de escrita que te faz querer ler 'só mais um capítulo' com frequência, este livro é certeiro. Riggs tem um modo bem claro e direto de escrita. Detalhando o que precisa e não se preocupando com detalhes desnecessários. Tudo que é relatado no livro tem razão de ser.




A mistura realizada entre fantasia e realidade, no contar da história, que é ainda lindamente ilustrado pelas fotos antigas e verdadeiras - o autor conta no fim do livro que as fotos são, em sua maioria, de colecionadores e aparecem com poucos ou sem nenhum ajuste no livro. - traz um tom não necessariamente assustador, porque a narrativa não chega a ser assustadora, mas um tom mais sombrio e crível a cada fantástico ser e momento que se lê e vê.




Outro fator bem interessante da história é o desenvolvimento do personagem principal, Jacob, que é verdadeiramente interessante, beirando ao questionamento de sua sanidade em diversas etapas e criando uma espécie de explicação que só me faz pensar no País das Maravilhas, no que toca ao trabalho bem feito pelo autor em descrever o mundo dos peculiares e a trajetória entre um mundo e outro. Não vou adentrar mais nesse quesito para não dar spoilers... rsrs




O livro encanta, a história é envolvente e bem escrita e, as ilustrações fotográficas, fecham com chave de ouro o pacote. Se meu exemplar de Cidade dos Etéreos já tivesse chegado quando eu terminei as últimas linhas do primeiro volume, é certo que já teria lido.




Quando à inevitável comparação, que não me agrada, mas que automaticamente farei quando assistir ao filme, adianto também que o analisarei como obra independente do livro, para lhe fazer jus. Mas, o tom do livro é um tanto quanto mais sombrio e, devo confessar que a vibe extremamente colorida do trailler e das imagens de divulgação me desanimaram um pouco (não a ponto de deixar de ver o filme, claro). Ou talvez, eu tenha achado a frase: "Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito..." de Tim Burton (contracapa do livro), um tanto quanto prepotente...




Somado a isso temos o quesito Tim Burton, em si. Seus filmes são sempre característicos e parece que é sempre a mesma relação que o público tem para com tais obras: ame ou odeie. Tenho filmes dele classificados mentalmente em ambas as categorias, então, é sempre uma verdadeira caixa de surpresas esperar por um filme seu. É aquela coisa: tem que assistir, para opinar e, talvez, superar as barreiras que criamos juntos das expectativas. 




Não se preocupe, não esqueci do sorteio! rs O JaN irá sortear, no dia 10 de outubro, um exemplar novinho de 'O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares' do  Ransom Riggs (edição brochura lançada pela Editora Leya). Para participar, basta seguir os passos indicados a seguir. Fiquem atentos, apenas os itens correspondentes ao Juntando as Nerdices são obrigatórios, as demais indicações, dos autores aqui do JaN, são opcionais e dão pontos extras para concorrer ao exemplar! Confiram as regras e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway
Regras:
1 - Ter endereço de envio no Brasil;
2 - Cumprir os requisitos obrigatórios: curtir a FanPage do JaN (mesmo constando como 'visit', tem que curtir a página ok!!!), compartilhar a postagem do sorteio no Facebook em modo público. Os demais requisitos são opcionais e aumentam seu número de entrada, dando mais chances de ganhar. Todas as entradas do Facebook que constam como 'visit' para a página, tem de curtir ok!;
3 - Responder o e-mail da promoção com endereço completo em até 3 (três) dias. Caso contrário será sorteado novo vencedor.
4 - O livro será enviado em até 10 (dez) dias úteis após o envio dos dados pelo ganhador. O envio será realizado por esta autora que lhes subscreve hoje!




Participe do sorteio e não esquece de contar se você já viu o filme em alguma estréia da estréia, se leu o livro e, claro, o que achou da minha estréia aqui no JaN!

xoxo


Retipatia

28 comentários:

  1. Primeiramente seja bem vinda Re. Vou adorar te ler por aqui. Segundo, super adorei os teus breves mas nem tanto comentarios sobre o livro, já me interessei e obviamente estou participando do sorteio, porque sim! haha Adorei tua escrita e no mais fiquei curiosa com relação ao filme que não vou assistir até o resultado do sorteio sair, porque toda vez que eu vejo o filme antes do livro, acabo não lendo o livro. Sempre sinto que faltou historia,e na verdade falta mesmo.
    No mais, até breve!
    Beijão ♥
    www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adrilaine! Obrigada pelas boas-vindas! Também estou ansiosa pelo filme!!! Volta mais vezes para nos acompanhar e boa sorte no sorteio!
      xoxo

      Excluir
  2. Super legaaal esse post! Já li o livro e estou lendo o segundo, apesar de ter gostado meu esperava bem mais! Achei muito água com açúcar, até fiz uma resenha lá no blog dele com um tom um pouco desanimador.
    Tenho que admitir que estou mega decepcionada já com o filme, por terem mudado alguns personagens (que não vou dar detalhes pra não dar spoiler)!
    Mas super legal o sorteio e bem vinda! Vou amar ler seus posts, adorei sua escrita!
    Beijão <3
    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Obrigada pelas boas-vindas! O livro é realmente mais romântico do que eu imaginava, mas eu adoro um pouco de romance também então acabou não sendo nada desabonador para mim! Ainda não pude ver o filme mas acho que será difícil não comparar né?! rsrs
      xoxo

      Excluir
  3. Obrigada pela indicação! Já estou participando! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavi! Obrigada pela visita e boa sorte!

      Excluir
  4. Oiii somos concorrentes Flavi hahahaah
    Adorei a resenha e realmente nada de spoiler. Eu na verdade não me importo nenhum pouco hahaha
    Me deu ainda mais vontade de ler.
    Sobre o filme: sou pobre e não vou ao cinema! Mas a princípio assistiria pela atriz, acho ela bem sombria e adoro a voz dela haahah
    Beijos e fiquei muito feliz com a tua chegada ao blog!!!

    Fala Tef http://www.nanalaraujo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana! Eu sou mestre em dar spoilers por isso sempre aviso nos meus posts se vai rolar ou não, às vezes pego as pessoas desprevenidas! kkkk Eu ando tão sem tempo que ainda não sei se vou conseguir ver este filme no cinema, mas quero muitooo então vou fazer uma força!!! kkk
      Obrigada pelas boas-vindas e boa sorte no sorteio!
      xoxo

      Excluir
  5. Bem vinda!
    Eu li o livros já há algum tempo, inclusive, já li o segundo também e comprei o terceiro. Curti muito! Fazia tempo que não lia um livro tão rápido como o fiz com o Orfanato e Cidade dos Etéreos. Também estou me preparando para ver o filme, talvez no próximo final de semana, mas não terei o cuidado de analisar as duas obras de forma separada, pois sou dessas que compara o livro com o filme e sempre diz: mas no livro... rsrsrs.
    Esperando para saber o que vai achar do filme e dos outros livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita! Obrigada pelas boas-vindas! Esses livros são realmente adoráveis, maior parte que ouço deles é só elogio! Também devorei o primeiro volume, e logo logo dou um jeito de ler o segundo e o terceiro e conto para vocês aqui no JaN! O filme assim que der tempo vou ver também, a curiosidade está me matando!! eheheh
      xoxo

      Excluir
  6. Não esperava muito do livro tanto que nem me chamou a atenção a atenção para lê-lo. Até que ele foi tema de um clube do livro que participe e me surpreendi com a história. Pelo trailer vi que eles fizeram algumas mudanças na história e não sei se curti muito isso, mas é esperar para ver né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Esse livro surpreende mesmo! E o filme é aquela história, né, vamos ver o que vai rolar!!! ahaha Obrigada pela visita!
      xoxo

      Excluir
  7. Bem vinda, Re!

    Quero muito ler esse livro e a resenha só acentuou ainda mais isso, fiquei interessada no filme tb. Mds, certeza que vou participar do sorteio <3

    A capa desse livro é incrível, as paginas pelas suas fotos também são lindas. Confesso que a temática me atrai muito!

    Beijosss,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas boas-vindas Diovana!
      Esse livro arranca suspiros por onde passa e eu recomendo muito se você já tem ele na lista de interesses! A temática é bem específica, mas a história reúne muitos elementos que cativam facilmente qualquer leitor. A união da fotografia e a edição realmente valorizaram muito o conteúdo dele!
      Boa sorte no sorteio!
      xoxo

      Excluir
  8. Estou doida pra ver esse filme, ainda não consegui ver :/
    Adoro Tim Burton! Tenho certeza que o filme vai ser ótimo!
    E quanto a livro, adorei essa história do sorteio e estou participando e torcendo! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Acho que o filme tem tudo para agradar os amantes do Tim Burton, vale muito ir assistir ao cinema se é fã dele! <3
      Boa sorte no sorteio!
      xoxo

      Excluir
  9. Eu não conhecia o blog bom saber que você está também aqui Re.Eu não li o livro e olha que ele está na minha lista faz um tempinho.Prefiro ler o livro e depois assistir o filme mas acho wuexdessa vez vai ser o inverso.
    A história me chama a atenção e eu fiquei curiosa com o filme.
    Adorei o post,bem detalhado e bem escrito.Estou sem net em casa assim que voltar eu vou me inscrever no sorteio.
    Bjs
    Www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ciana! Que bom que venho conhecer o JaN também!
      Pense com carinho na hora de escolher a próxima leitura, esse livro dificilmente desapontará os amantes da fantasia. Independente da ordem, filme ou livro primeiro, o importante é sempre ler! <3
      Obrigada pelos elogios e boa sorte no sorteio!
      xoxo

      Excluir
  10. To me segurando pra não entrar no sorteio porque eu já tenho o livro! :p

    Sobre a resenha, acho que ela passou tudo que eu senti lendo esse livro fantástico *_* eu amei MESMO! Mas, olha, os outros da série são ainda melhores <3

    Quanto ao filme, eu já assisti e gostei muito. Claro que tem muita coisa diferente, afinal é uma adaptação, mas se você conseguir extrair tudo que o filme queria passar, você vai gostar. A fotografia é linda (cores + um tom frio), a trilha sonora, os elementos que remetem a filmes do Tim Burton... eu adorei *•*

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha que bom que você deixou o livro para quem não tem ainda Luh!
      Obrigada pelo carinho de sempre!
      Estou doida para ler as continuações só que tempo está tão corrido esse fim de ano (em outubro eu já acho que é fim de ano ehehehe) que é provável que só leia no início do ano meeeesmo!
      O filme parece bem legal, eu ainda não consegui ver, mas vou com a mente o mais aberta possível, porque pelo trailer já vi que era diferente e ainda assim não desisti de assistir. Novamente o tempo está me emperrando, mas vou ver se na próxima semana consigo assistir! Tim Burton tem seus momentos! <3
      xoxo

      Excluir
  11. Oi Re, eu já conhecia o seu blog e fiquei bem feliz em ver que você está escrevendo por aqui também! Eu quero muito ler esse livro, o nome e a capa me chamam muito a atenção, além de já ter ouvido falar muito dele! Adorei o trailer e apesar de não ter lido o livro, pelo menos nas fotos ele parece ser mais sombrio mesmo, e o filme achei bem colorido, digamos assim. Mas estou muito curiosa para assistir!

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kimberly! Muito obrigada pelo carinho! Agora são duas formas de acompanhar meus devaneios! rsrs O livro é realmente fantástico e recomendo que você leia quando puder! Mesmo com a vibe diferente do filme, acho que vale a pena conferir também! <3
      xoxo

      Excluir
  12. Quero nuuuuuito ler o livro - e ver o filme! Parece demais, to super ansiosa! Adoro seu blog <3 vou participar ctzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz, muito obrigada!
      Leia sim o livro, é excelente leitura, e claro, as expectativas para o filme aqui também são as maiores, porque quanto mais formas de entretenimento, melhor! <3
      xoxo

      Excluir
  13. Esse livro está dando o que falar, e positivamente, pois todas as resenhas que li até agora foram indicando o livro. Acredito que não vou ler o livro tão cedo - pois tenho 3 pra ler no momento + livros da faculdade. Já o filme vou assistir sim, pois é mais fácil pra mim :)
    Adorei sua estreia por aqui, vou continuar acompanhando! Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Débora! Também recomendo que o livro entre pra sua lista de leitura, mesmo que demore pra chegar a vez dele, vale a pena! E o filme também é uma ótima pedida!!! Cinema é sempre uma ótima opção!!! <3
      xoxo

      Excluir
  14. De uns tempos pra cá eu tenho ouvido falar muuuuuito tanto do livro quanto do filme, ainda não li nem assisti, mas confesso que estou bem curiosa quanto a historia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é do tipo que prende a leitura Daniele, super recomendo! <3
      xoxo

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.