A Biblioteca Perdida do Alquimista - Marcello Simoni


Olá hoje é dia de dica de livros aqui no JaN!
Para a dica de hoje, eu escolhi um livro que terminei de ler há pouco mais de uma semana.
A Biblioteca Perdida do Alquimista é um daqueles livros que você encontra, lê a sinopse e resolve levar para casa por ter se interessado pelo que está escrito nela.

Sinopse:
Primavera de 1227. A Rainha Branca de Castela desaparece de forma misteriosa. Estranhos rumores se espalham pelo reino e alguns falam de uma intervenção diabólica. A única pessoa que pode resolver o enigma é o mercador de relíquias Ignazio de Toledo, conhecedor de ciências herméticas e notável por sua capacidade de resolver mistérios antigos. Em Córdoba, onde Ignazio foi convocado, ele encontra um velho mestre, que fala de um livro que todos procuram e que pode dar pistas sobre o desaparecimento - o lendário Turba Philosophorum, um raro manuscrito atribuído a um discípulo de Pitágoras e que preserva o expediente alquímico mais cobiçado do mundo. Porém, no dia seguinte, o mestre é encontrado morto, envenenado. A busca de Ignazio começa imediatamente. O encontro, em seguida, com uma freira e um homem considerado por todos um possuído, conduz Ignazio ao castelo de Airagne e a um misterioso homem, o Conde de Nigredo. Nesse local se oculta um terrível segredo, mas não será fácil sair dali com vida depois que ele for descoberto...

Este livro me surpreendeu e decepcionou ao mesmo tempo.
Me surpreendeu no que diz respeito a trama, é um livro bem escrito nesse sentido, os mistérios são bem interessantes, tem algumas reviravoltas que surpreendem bastante, mas no quesito desenvolvimento de personagem e alinhavos do fim eu me decepcionei, é um livro que te leva adiante com uma promessa que acaba não se cumprindo como você espera. 
Os personagens são um tanto rasos na minha opinião, mais do mesmo, esteriótipo, esteriótipos e mais esteriótipos, parece que o autor buscou os clichês e juntou tudo numa trama só, isso me deixou meio irritada, porque amo ver os personagens desenvolvendo e  aqui infelizmente não rolou. 
Um outro aspecto negativo foi o linguajar, muito latim e italiano, lógico com suas devidas traduções no rodapé e até mesmo no texto que se segue,  é complicado de ler e isso me atrapalhou um pouco, mas é uma impressão minha, pode ser que outros leitores não sintam este desconforto.
A trama traz algumas surpresas agradáveis, ponto para a Abadesa que se tornou meu personagem favorito, ela é inteligente e tem conhecimentos valiosos, foi crucial na trama. O final deixa a desejar você espera algo, descobrir o vilão e acabar com ele, mas não sai como o esperado e você procura nas ultimas páginas e grande truque, só que ele não existe!
Tirando esses pontos negativos eu gostei do livro, achei ele bem legal, me rendeu uma experiência literária rasa, porém muito rica, tem menções a mitologia e alquimia, um enlace bem feito e um desenvolvimento muito bom.
Algumas coisas que acontecem te deixam bem curioso e você quer ler mais para entender.
Recomendo ler o livro, não com expectativas de ele se tornar seu favorito, nem como se ele fosse ser edificante e relevante, este livro é perfeito para ressacas literárias pois te tira da história que você acabou de ler aos poucos sem te colocar em frenesi, ajudando na sua transição.

Espero que tenham gostado! Comente ai o que acho e se já leu ou pensa em ler. Até a próxima!



Follow my blog with Bloglovin

Lila Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.