Dia da Pizza!


Santa Tartaruga! Hoje é o dia da Pizza!
Michelangelo, Leonardo, Raphael e Donatelo vieram comemorar esse dia incrível comendo uma bela e tradicional pizza da calabresa. 
Enquanto eles atacam as pizzas, vamos falar um pouco mais da história dessa destruidora de dietas que todos amamos.

A Pizza nasceu... No EGITO, é minha gente, não foram os italianos que criaram essa delícia, foram os egípcios que tiveram a ideia de misturar farinha com água, para criar um pão parecido com o pão sírio que temos atualmente, dá pra acreditar?
Os fenícios, por sua vez, tinham a tradição de colocar por cima do pão, carne e cebola e esta tradição passou para os turcos muçulmanos, seguindo por toda era medieval. Durante as cruzadas com a miscigenação cultural a pizza foi parar na Itália, mais especificamente em Nápoles.
Os Italianos adicionaram tomate a receita e a pizza era servida para, matar a fome da população pobre da Itália.
Em 1889, um padeiro chamado Raffaele Espósito, de Nápoles homenageou Umberto I e a rainha Margherita ao confeccionar uma pizza com as cores da bandeira Italiana usando mussarela, tomate e manjericão, como a rainha gostou da iguaria ele batizou aquela pizza de  Margherita.
E foi assim, que a pizza se tornou uma das comidas mais apreciadas, chegou ao Brasil com os imigrantes italianos e, até 1950, possuía o formato tradicional italiano, mas a partir dai começou a ganhar espaço em todo país ganhando inclusive, identidade cultural por aqui. Já em 1985 foi instituído o dia da pizza, reservando à iguaria o dia 10 de julho. (Fonte)
E diga-se de passagem, foi uma ótima ideia determinar esse como sendo o dia da pizza, já que assim temos a desculpa de comer compulsivamente todos os sabores desta delícia e alegar que estamos apenas comemorando não é mesmo?
Assim como as Tartarugas Ninjas, nós aqui do Juntando as Nerdices amamos pizza e desejamos a todos um FELIZ DIA DA PIZZA!

Até a próxima minha gente!


Este post foi uma parceria com a comunidade Café com Blog da blogagem coletiva do mês de Julho.




Lila Martins

4 comentários:

  1. Queria ter passado este dia comendo pizza ahiuahuiahiuahuiahiahiuhau


    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que vou comer pizza hoje pra compensar que não comi no dia 10, é uma ótima desculpa kkkkkk qm não ama pizza?! Pizza é vida <3 Adorei!

    www.metamorphya.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá Bruna! Come mesmo sem medo de ser feliz! Pizza é vida² \o/

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.