Curiosidades: 10 perguntas que você sempre quis fazer.


Olá pra todos!
Sabe aquelas perguntas que você faz pra si mesmo, só que nunca obteve uma resposta? Pois é  aqui você encontrará algumas respostas! Resolvi escolher algumas das perguntas mais básicas que fazemos e encontrar as explicações devidas.

Ao trabalho!

1 - Por que o dente siso demora mais a nascer?
Pois é né, essa é uma daquelas perguntas, que você faz na sala de espera do consultório odontológico, naquele fatídico dia que está esperando pra tirar o dito cujo não é mesmo? Bom, a resposta é simples. O ser humano tem 12 molares, sendo três de cada lado (superior e inferior). O primeiro nasce quando se tem em torno dos 6 anos, o segundo aos 12 anos e o dente siso. Eles nascem  por etapas porque a boca não tem espaço para todos antes dos 15 anos. Outro motivo, diz Lina Martinelli, presidente da Academia Gaúcha de Odontologia: "antes dele não há um dente-de-leite correspondente. Assim, é obrigado a encontrar o seu próprio lugar na gengiva. Depois que começa a crescer, pode demorar meses até estar totalmente para fora da gengiva."



2 - O que causa o chulé?
Ah... aquele sensação de tirar o tênis e sentir aquele odor ruim... Quem nunca pensou, "Eu lavei o pé passei até talco, por que to com chulé?" Pois é, esse vilão do pé que é chamado de bromidrose,(nome tão feio quanto o cheiro) tem causa sim, nada mais é do que uma combinação do aumento do suor com a proliferação de bactérias e fungos.
Alguns tipos de sapatos, provocam mais chulé que os outros, porque não absorvem a transpiração.



3 - Por que Maio é o mês das noivas?
Minha mãe sempre mencionou isso e eu sempre estranhei porque maio é um mês relativamente frio, principalmente aqui no sul (sou Catarinense pra quem não sabe).
O mistério está no fato de maio ser o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus (para os católicos), e também por ser o mês das Mães, e como as mulheres que se casam tem o intuito de serem mães, deve ser por isso que a ideia "colou".




4 - Por que os Gatos sempre caem de pé?
Você já reparou nisso? Calma! Não pegue seu gatinho e jogue pra cima, pelo amor de Deus!
Você já deve ter visto um gato pular de algum lugar, para o chão e ter notado que ele cai de pé, diferente dos cachorros que viram pastel no chão se tentarem (cair um pastel é uma expressão da minha cidade JaN e Lila também são cultura...) Bom , sem mais piadas, os gatos caem em pé porque têm um senso de equilíbrio bastante apurado o que  permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo sobre as quatro patas.
Os bichanos realizam esse malabarismo contando com sua grande sensibilidade dos receptores (estrutura interna do ouvido responsável pelo equilíbrio). OK, mas isso gera outra pergunta, como que o gatinho faz isso? Primeiro ponto, isso só é possível graças a fisiologia do gato. Quando o bichano fica numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, um alerta (tipo o instinto aranha... engraçadinha), é enviado para o sistema nervoso que manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, em especial, os músculos, que realizam uma série de movimentos instintivos, que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio.


5 - Onde Judas perdeu as botas?
Quem nunca disse isso ao se referir a um lugar longe uma barbaridade (termo de gaúcho, não sou gaúcha, mas simpatizo com os vizinhos ok), pois é, mas onde será, meu Deus, que esse Judas perdeu essas botas, será que foi longe mesmo? Óò Beleza, vamos procurar.
Bom, não se sabe ao certo de onde veio essa expressão, mas há uma antiga história popular que diz que o discípulo traidor de Jesus teria escondido num par de botas as trinta moedas que ganhou delatando o "mestre" para os sacerdotes judeus, até hoje ninguém sabe onde Judas escondeu as botas e, por isso, a expressão virou sinônimo de um lugar distante, difícil de encontrar ou de chegar.




6 - Pinguins podem morrer de frio?
Eu  trabalhei numa empresa de pesca, e o capitão de um dos barcos da empresa tinha um pinguim de estimação chamado "Cristiano Ronaldo" é sério eu vi um pinguim, (ele levou o bicho no escritório da empresa) aqui da minha cidade, em pleno verão! E ele comentou que um amigo dele achou um pinguim no mar, colou o bicho numa banheira de gelo daquelas onde colocam os pescados, e o coitado morreu! E daí a pergunta, esses bichos não vivem no frio? Então esse que eu conheci era o Picolino? Bom vamos esclarecer essa história...
 "Das 18 espécies que têm no mundo inteiro, só quatro vivem no 'friozão'. Na verdade, essa visão que a gente tem de que o pinguim é do gelo, é mais os desenhos (animados) que passam para a gente", diz Renan Stadler, veterinário do GramadoZoo, na Serra Gaúcha. Para o pinguim-de-magalhães, por exemplo a temperatura negativa não é boa, porque eles vivem melhor em torno de  0°C a 28°C. Stadler explica também que diversas espécies migram para o Brasil no inverno, chegando até a Bahia, para fugir do frio. E como o povo ama desenho animado, acha que pinguim tem que viver no gelo, pega o coitado do bicho e coloca gelo, (que nem o amigo do pescador da empresa lá) o que acaba muitas vezes matando ele, por estar cansado e com a imunidade baixa. A atitude correta, é procurar um órgão ambiental e não mexer no animal.

7 - Por que Cuba tem tantos médicos?
Está foi a maior polêmica sobre os profissionais cubanos vindo atender no Brasil, não é estranho se perguntar como cuba conseguiu formar tantos médicos?
Em Cuba, os profissionais da área de saúde fazem bem mais que só atender à população local. Já há algum tempo, a exportação de serviços médicos tornou-se crucial para a economia da ilha.
Segundo informações repassadas pela chancelaria do país ao correspondente da BBC Mundo em Havana, Fernando Ravsberg, o contingente de profissionais de saúde cubanos fora da ilha incluem atualmente 15 mil médicos, trabalhando em 60 países.
O atrativo dos médicos cubanos é que eles estão dispostos a trabalhar em bairros mais afastados e de difícil acesso, o que, em muitos países, os médicos residentes não querem fazer (como o Brasil).
Em 1959, Cuba contava com apenas 6 mil médicos, sendo que a metade deles emigrou após a Revolução. A crise sanitária que se seguiu a alertou o governo para a necessidade de formar profissionais de saúde em ritmo acelerado, como relata Ravsberg.
Meio século depois, o país tem 75 mil médicos, a taxa mais alta da América Latina. Boa parte dos médicos que ficaram na ilha após a Revolução viraram professores, foram abertas faculdades de medicina em todo o país e a prioridade é o acesso de estudantes ao setor, com toda facilidade possível, já que lá o ensino é gratuito (e aqui custa caro, veja aqui).
Resumindo, Cuba tem um ensino gratuito, o que proporciona a formação de muito mais médicos, que são alocados em países mais "carentes", (como o nosso né)  o que ajuda a economia do país consideravelmente.

8 - Por que o bocejo é "contagioso"? 
Pois é, quando vemos uma pessoa bocejando, (como na foto, aposto que você bocejou, eu também bocejei) o resultado é praticamente certo: já começamos a abrir a boca para fazer o mesmo - assim como a pessoa ao lado, e a outra, e a outra... Mas por que quando vemos alguém bocejar acabamos bocejando também?
Segundo o fisiologista Raúl Santo de Oliveira, da Universidade Federal Paulista (Unifesp), há muitas teorias sobre o motivo de bocejarmos e o porquê de ele ser "contagioso". Uma das mais aceitas é a de que o bocejo é uma ação involuntária que o corpo faz para despertar, porque capta mais oxigênio, aumentando a frequência cardíaca.
E por que ele é "contagioso"? Oliveira explica que uma teoria, bem aceita, diz que a culpa é dos neurônios-espelho. Essas células gravam a forma como nos comportamos em determinadas situações e as repetem em ações futuras, logo, ao vermos alguém bocejando, esses neurônios-espelho desencadeiam um ato-reflexo, que não controlamos, e dão início ao bocejo. Até podemos tentar pará-lo, mas ele vai começar sem que queiramos. Um fato curioso é que, segundo Oliveira, costumamos bocejar após ver uma pessoa de quem gostamos fazer isso, assim como quando alguém com quem não nos relacionamos bem faz o ato, tendemos a não repetir ou pelo menos nos esforçamos a interrompê-lo. Os cientistas acreditam que isso ocorra para que não demonstremos afinidade com a pessoa de quem não gostamos.

9 - Como é calculada a data da Páscoa?
Bom a Páscoa, é uma festa móvel como Dia dos pais e Dia das mães, mas porque ela não é simplesmente celebrada como essas outras? No 2º domingo, (ou outro) do mês?
Em 325 o Concílio de Niceia definiu que o Dia da Páscoa, é o primeiro Domingo após a lua cheia que ocorre após o equinócio vernal, podendo cair entre 22 de Março e 25 de Abril. Os dias se repetem em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos.
O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Logo o Carnaval pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março.Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa. Logo Corpus Christi pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho.
E você pensando agora, "Nossa, nunca percebi que a Quaresma (período de reflexão que antecede a Páscoa) começa sempre na quarta-feira de cinzas, ou seja, um dia depois da terça-feira de carnaval".

10 - Como surgem as aftas?
Elas são doloridas, incomodam muito e o pior, de onde será que essas "pragas" surgem? A explicação mais comum, segundo alguns especialistas, é que elas são resultado de uma doença auto-imune, quando o próprio organismo produz substâncias que atacam a mucosa da boca, formando as feridas. Outros acreditam que a afta também pode ser provocada pela ação de um vírus. Existem também, suspeitas que a afta pode ser desencadeada pelo consumo excessivo de alimentos muito condimentados ou ácidos, pelo estresse ou até mesmo pela proximidade da menstruação nas mulheres.
As causas podem variar de pessoa pra pessoa, mas outra dúvida é, como tratar? Para aqueles que acham que o Bicarbonato de sódio é bom, sinto informar, mas ele serve apenas para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela, porém destrói também, os tecidos saudáveis da mucosa fazendo com que a afta demore ainda mais a desaparecer.
As aftas podem demorar até um mês para desaparecer, e não há nada que possa ser feito, não existem remédios específicos para combater as aftas, só algumas pomadas que aliviam a dor.

Espero que tenham sido interessantes estas curiosidades, se esqueci alguma, podem deixar nos comentários, assim posso fazer um "Anexo 2" e responder mais algumas perguntinhas.


Lila Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.