Profissões – Comércio Exterior


Oi gente! Hoje o tema do post de profissões é a minha! Sim estou me formando em Administração, mas já tem ai uns bons 4 anos que trabalho como Comex, então pra ajudar os indecisos, vou falar um pouco mais desse curso que tem tido bastante procura! Então vamos lá futuros profissionais que vão ajudar a equilibrar a balança comercial!

Perfil do Curso:
 É curso que busca formar o profissional de forma técnica, prática e científica em Comércio Exterior, através da integração entre ensino, pesquisa e extensão e, por meio de atividades de cooperação e parcerias, em nível regional, nacional e internacional. Forma profissionais com caráter ético e competente, capacitados a dominar conhecimentos e técnicas que possibilitam sanar os problemas empresariais, contribuindo para o aumento da qualidade de vida na sociedade e auxiliando no atendem as necessidades do mercado.

Campo de atuação:

Os graduados em Comércio Exterior podem atuar em gerencia de empresas, no planejamento estratégico e organizacionais no mundo globalizado, ou prestando assessorias nas negociações de comércio internacional. Podem trabalhar em Bancos (Departamento de Comércio Exterior), Receita Federal, órgãos governamentais, departamentos de desenvolvimento econômico, empresas privadas dos ramos de transporte internacional, seguros ou câmbio e também em portos, aeroportos e demais recintos alfandegados. Outra oportunidade é na consultoria ou assessor de outras organizações que desejam iniciar operações de comércio internacional.

Vocação:
Como atua em negociações internacionais realizando procedimentos de exportação e importação, contratação de frete e seguro, fechamento de câmbio, análise de tratamentos administrativos e anuências, emissão de documentos e despachos e nacionalização junto a Receita Federal. Pode agir também prestando assessoria de marketing internacional, fazendo análise mercadológica e adaptando os produtos para diferentes culturas. O profissional dessa área deve gostar de viajar, ter interesse por outras culturas, buscar aprender novos idiomas, trabalhar em equipe, ter conhecimento com moedas estrangeiras e sempre pela ética nos negócios. 


Duração:  08 semestres (4 anos) 

Salário inicial: Um Assistente de Importação e Exportação em uma empresa de porte médio começa a carreira ganhando em torno de R$ 1.722,87 como Trainee (fonte: Portal do SINE)


Outras opções relacionadas: 
Bom como já foi mencionado o campo de atuação do profissional de Comércio Exterior é bem abrangente, podendo trabalhar em inúmeras áreas do comércio internacional. Uma super dica para quem quer se dar bem e ter além de um bom inglês investir em cursos de legislação aduaneira, tentar conhecer bem os mercados e as regras gerais dos principais órgãos intervenientes do processo de importação e exportação. 


Bom minha gente é isso, espero que tenham gostado, dúvidas e comentários fiquem a vontade para deixar aqui! Se decidir fazer Comex não esqueça também de se matricular em aulas de Yoga e busque sempre encontrar a sua paz interior porque é uma profissão que te deixa maluco se você for um daqueles tipos cabeça quente que se estressa fácil. Compartilhem com os amigos e nos ajude dizendo qual profissão querem saber mais na próxima coluna!




Lila Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.