O Iluminado e Dr. Sono – Stephen King


Olá pessoal, hoje tem dobradinha de literatura aqui no Juntando as Nerdices.
Nas minhas férias da faculdade, eu peguei na biblioteca esses dois títulos do Stephen King que eu, particularmente, acho que é um dos melhores autores de terror que existem no mercado e também o mais adaptado para cinema e TV, tendo em lista alguns bem famosos como “1408”, “O Apanhador de sonhos”, “Carrie a estranha”, “Christine” e séries como “Under the dome” e “Lost”, existem ainda muitos outros, mas fica para um outro post, quem sabe só do autor.
Esses livros que eu escolhi para ler contam a história de Daniel Torrance. No primeiro, (O Iluminado) Dan é apenas um garotinho de 6 anos, ele possui o dom da iluminação, que é o “sexto sentido” vê espíritos, tem premonições e telepatia, um sensitivo, ainda com muita estrada a percorrer, em o Iluminado o enredo conta com a família Torrance (Daniel e os pais) indo passar o inverno no hotel Overlook, seu pai Jack, um escritor decadente, que há pouco largou a bebida, conseguiu um emprego de zelador no hotel durante os meses de inverno e baixa temporada, e se muda com a família para lá, mas o hotel esconde um segredo, é atormentado pelo eco das mortes que ocorreram lá, esse eco toma proporções absurdamente grandes quando se depara com Dan e seu alto nível de iluminação. Quando a neve cai, e eles ficam completamente isolados, uma porção de reações em cadeia começa a acontecer, com o intuito de selar a vida da família Torrance, dentre as paredes do hotel.
No segundo livro (Dr. Sono) Dan já é um homem adulto. Após uma vida de alcoolismo como a do pai, Dan finalmente encontra um lugar para ficar, acaba entrando para o grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA) e consegue emprego em um asilo, nesse lugar seu dom de iluminação toma a forma de Dr Sono, pois, com a ajuda de um gato que consegue prever a morte dos pacientes, Dan ajuda os idosos a fazerem a passagem da vida para a morte.
Daniel acaba conhecendo Abra, uma menina de 12 anos com um dom de iluminação ainda maior, e ela está correndo sério perigo. Uma irmandade, conhecida como o Verdadeiro Nó, tem como principal fonte de sobrevivência a essência de crianças iluminadas, como vampiros eles se alimentam da dor e do sofrimento extremos dessas pessoas especiais, e assim prolongam suas vidas. Começa então uma verdadeira batalha para salvar Abra, fazendo Dan se confrontar com seus medos mais profundos.
Filme O Iluminado 1980 com o icônico Jack Nicholson no papel de Jack Torrance
Então gente como podem perceber temos aí um pequeno resumo sem spoilers, mesmo porque o legal de ambos os livros são as reviravoltas. O interessante é ler ambos para ficar afinado com os acontecimentos.
Ambos os livros são bem redigidos, tem reviravoltas interessantes, muita tensão, muitas cenas em que você fica bastante perturbado ou desesperado, Stephen King tem uma paixão especial por mexer com o psicológico dos personagens, já em o Iluminado, Dan se depara com coisas realmente perturbadoras para sua idade, ele exige bastante maturidade precoce do garotinho, não é uma coisa sutil, é denso e cansativo, ele leva os personagens a exaustão física e emocional e eu acho que é isso que faz dele tão popular.
Recomendo ler os dois, mas cuidado se você não gosta de leituras perturbadoras tente pensar bem antes de se aventurar pelas páginas. Uma dica é assistir o  filme 1408 se você aguentar o quarto, basta multiplicar isso para um hotel inteiro e entender que os livros são pelo menos umas 5x mais tensos e horripilantes, dai pode se aventurar, mas se você suar frio com esse filme... Melhor não tentar...

Quem se interessou está a venda no Submarido confira!
O Iluminado 
Doutor Sono

Um abraço pessoal e até a próxima!


Lila Martins

2 comentários:

  1. Oi! Sei que demorei, mas queria agradecer o comentário na minha resenha de A Maldição do Cigano. Eu não curti muito o livro mas sou muito fã de Stephen King, concordo com você de que ele é um dos melhores (o melhor!) autores de terror e entre meus preferidos, estão o quarto volume da Torre Negra, O Cemitério e claro, O Iluminado. Li O Iluminado há muito tempo e fui pega de surpresa quando soube que teria uma continuação. Confesso que torci o nariz porque eu acho que o livro é tão bom que não precisaria disso, mesmo sendo uma história não tão relacionada. Mas o pessoal anda falando tão bem que vou dar uma chance pra Dr. Sono!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória! Lê sim, eu particularmente achei melhor que o Iluminado, bem mais maduro sabe! Mas lê e me conta o que achou!

      Excluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.