O Coração dos Heróis - David Malouf

Olá pessoal! 
Hoje é dia de falar de livros, e o título que escolhido foi " O Coração dos Heróis" que, apesar de contar com a presença bem humorada do Iroman e Spiderman, não tem nada a ver com a Marvel.
Esse livro retrata a história de Aquiles, conhecido herói da mitologia grega por sua velocidade acima da média, derrotado com uma flechada no calcanhar que gerou a conhecida expressão "calcanhar de Aquiles". Em um plano diferente dos acontecimentos desta popular história é que o autor montou sua narrativa. Aqui um Aquiles movido por uma inigualável fúria após a morte de Pátroclo, deseja vingar-se e para isso mata seu assassino, Heitor, que é filho de Príamo, rei de Tróia. 
Após assassinar Heitor, Aquiles decide não devolver o corpo para sua família e sim, amarrá-lo em sua carruagem e arrastá-lo por horas, ele repete o ritual durante 11 dias até que Pátroclo, decide ir ao acampamento de Aquiles requerer o corpo do filho, para isso no entanto será necessário deixar para trás o orgulho como rei.
Basicamente é essa a história, Aquiles um homem ferido por sua perda, movido por vingança, tomando uma atitude bastante bárbara em um dos lados e Príamo, pai, rei, desprovido de todo seu status, para tentar reaver o corpo do filho e levá-lo para casa e possibilitar um descanso digno de sua bravura em vida.
É um livro bastante interessante, mostra um lado humano dos personagens, não aquele ao qual estamos acostumados, em que são todos fortes e invulneráveis, mas sim humanos, falhos, sentimentais e simples, quando comprei esse livro, fruto de uma feira de corredor da faculdade, eu não apostei nele, pensei que seria mais um livro épico de guerra e muita ação, quando na verdade foi uma bela lição de simplicidade, uma maneira bastante crua de demonstrar o que a guerra e a dor fazem com esse heróis que conhecemos, sinceramente, desnuda o coração dos personagens, suas atitudes brutas, bem como é real e esperado e não uma visão endeusada como é habitual, nesse livro os personagens são homens, cansados. Príamo em especial tem algumas experiências singulares com seu parceiro de jornada que é um humilde carroceiro.
Recomendo ler, para quem quer uma visão menos "pedestal" dessa história, é uma boa opção e também para quem gosta da complexidade humana, as decisões e atitudes dos personagens denotam exatamente isso, que as pessoas podem não agir e reagir como esperamos e isso traz uma certa serenidade ao final.
Não espere desse livro nada épico ou marcante, espere apenas uma história famosa em uma visão "mortal".
Então gente, meio filosófica e conceitual, vou terminando por aqui, quem se interessou confere, é uma leitura rápida, as letras e espaçamentos são grandes então não é um livro denso de conteúdo, mas te deixa meio sem palavras, eu mesmo, terminei de ler e passei uns belos 5 minutos olhando pra ele tentando entender como um livro tão simples podia ter sido tão realista e ao mesmo tempo tão surreal.
Quem ler, não esquece de comentar o que achou aqui.

Quem se interessou está a venda no Submarido confira (aqui)

Um abraço e até a próxima.




Lila Martins

4 comentários:

  1. Nossa! to encantada com a sinopse!
    já quero muito ler!
    são tantos livros legais, né? tinham que ser distribuidos livremente pra lermos tudo! hahahaha
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada, é um livro bem legal, gostei bastante!
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  2. Legal, gosto de livros assim, vou procurá-lo para fazer parte da minha estante.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.