Dossiê Drácula - James Reese


Olá pessoal, hoje vou falar um pouco de um livro que eu acredito não ser muito conhecido, trata-se de "Dossiê Drácula" de James Reese.
Vejam a chamada do livro abaixo:


Uma história com muito suspense e aventura que vai mexer com a cabeça dos fãs de um maiores clássicos literários: Drácula.Neste thriller, James Reese mistura fatos históricos e ficção para mostrar como Bram Stoker criou Drácula. O livro se desenrola a partir de um diário de Stoker da época em que ele trabalhava para o ator Henry Irving, e antes de escrever um dos maiores clássicos da literatura.Os fãs de Drácula poderão conhecer algumas passagens da trajetória de Stoker, como seu encontro com Jack, o estripador, e outras experiências que influenciaram diretamente seus mais famosos trabalhos. Autor best-seller nos Estados Unidos, Reese apresenta uma trama de suspense repleta de tensão e terror que vai segurar o leitor até a última página.

Mas, como eu não gostei da sinopse que encontrei deste livro vou transcrever o que está escrito na orelha do livro que creio ser muito mais interessante.


Com sua Carreira de escritor estagnada e sentindo-se sobrecarregado por seu patrão, o carismático e bem sucedido Sir Henry Irving, Bram Stoker retorna a Londres no verão de 1888 determinado a mudar sua vida.Certa vez. já tarde da noite, Stoker  decide dar uma volta pelas ruas de Whitechapel, um distrito empobrecido de Londres, conhecido não só por suas muitas prostitutas, como também por seus beco sombrios sempre cheios de gente. Entre as sombras, ele vislumbra uma figura familiar, um homem que se parecia com um certo "médico" americano que ele conhecera. Mas antes que Stoker pudesse ter certeza, o homem desaparece.Mal sabe ele que alguns passos depois, o escândalo criminal do século acabara de começar: um assassino terrível reivindicara sua primeira vítima: uma prostituta local. E Stoker, por alguma razão, torna-se o principal suspeito. Para limpar seu nome, ele recorre à ajuda de alguns de seus amigos ilustres, ente eles Walt Whiteman,  Lady Jane Wilde (mãe de Oscar) e o romancista vitoriano que vendeu um milhão e exemplares, Sir Thomas Henry Hall Caine. Quando descobrem que a arma do crime é uma faca Gurkha pertencente a Stoker e recentemente roubada de sua casa, não restam dúvidas de que o ardiloso médico americano - Francis Tumblety - é o mesmo homem que aterroriza Londres e zomba da cidade: Jack, o Estripador.

Como podem claramente perceber há algumas nuances do Drácula neste pequeno resumo de orelha, becos escuros e um assassino reivindicando vítimas. Realmente este foi um livro  que passei horas lendo e pesquisando, há um fundo de verdade nele, a história de Stoker, os personagens ilustres que realmente existiram e também Jack, o Estripador que nunca foi descoberta a identidade,mas que o nome do médico Francis Tumblety foi mencionado como suspeito de ser o assassino por traz do pseudônimo. São mencionadas as cartas e os nomes das mulheres assassinadas, realmente a história é um emaranhado de verdades escritas em meio a ficção, confesso que eu adorei a mescla, há quem criticou o livro justamente por isso, eu particularmente gostei, a trama é meio louca, o palavreado rebuscado fora que entra na casa do ocultismo e tudo mais, porém o trabalho de pesquisa de James Reese para este livro foi incrivelmente pontual, ele trouxe fatos e misturou a trama de maneira cordial, eu em muitos trechos pesquisei na internet a veracidade dos fatos para ter certeza de até onde ia a verdade e começava a ficção. Foi um livro excelente, a princípio denso e cansativo, no começo é meio morno e dá vontade de desistir, eu parei de ler por um tempo li outras coisas e só depois voltei nele determinada a terminar e não me arrependi, foi um livro muito bom, eu amei o enredo, a carga cultural histórica, a parte da ficção e tudo pra mim valeu.
Recomendo ler este livro, vale a pena mesmo!

Quem se interessou está a venda no Submarido confira (aqui)

Leiam e depois comentem aqui o que acharam dele.





Lila Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.