Livros x Filmes - Harry Potter


Caros leitores.
Vou falar de um assunto que tem movimentado o mundo nos últimos anos.
Harry Potter é mania internacional, livros com milhões de cópias vendidas e filmes com grandes bilheterias, enfim todos assistem alguns curtem, outros viram verdadeiros fanáticos, mas então rola uma pergunta, tem diferença entre os filmes e os livros? Creio que não é segredo isso, mas tem sim, muita coisa diferente.
A começar pelo número de personagens, quando se escreve um livro você não se importa com quantos personagens ele vai ter, mas é na hora da história parar do set de filmagem é que a coisa começa a ser revisada, existem cenas que são sem importância como algumas aparições de personagens um exemplo é o do  Cedrico Diggory em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, ele é apanhador do time da Lufa-Lufa, mas não aparece no filme, porque ele faz apenas uma única cena e por isso foi cortado, afinal para que contratar um ator para apenas uma cena? Outro exemplo é em Harry Potter e a Câmara Secreta em que Hermione pergunta no filme sobre a Câmara para a Professora Minerva de Transfiguração, mas no livro a pergunta é destinada a único professor fantasma de Hogwarts, professor Binns de História da Magia.
Onde quero chegar? Bom, quem assiste os filmes tem apenas uma visão geral da história, detalhada nas partes importantes, mas quem lê o livro tem uma visão muito mais minuciosa, nas páginas escritas as informações contidas são mais detalhadas, mais ricas e interessantes. Para ter uma noção basta prestar atenção em um detalhe, quem vê um filme aleatoriamente jamais entenderá certas coisas, como origem do personagem e tudo mais, em compensação nos livros, J.K. Rowling nos dá pequenos resumos quando o personagem é citado pela primeira vez em todos os 7 livros, e os acontecimentos também são relembrados você pode não ter total conhecimento, mas consegue ter uma certa noção do que aconteceu nos anos anteriores com Harry.
O gostoso de ler é isso, você pegar uma história que conhece e poder ver os detalhes dela, eu sempre prefiro os livros aos filmes, não que ache os filmes ruins, mas eu curto mesmo as minúcias da história.
Harry Potter já é uma série e tanto nos cinemas, eu assisti a todos os filmes, muitas e muitas vezes,  e são igualmente mágicos a única diferença são os pormenores mesmo, eu adoro Harry Potter, acho  uma das séries das quais mais gostei pois cresci com ela, Marcou minha infância e adolescência e eu acompanhei por quase 10 anos apenas os filmes até ler os livros e me apaixonar mais ainda.
Enfim para concluir, eu recomendo a todos que leiam os livros e assistam aos filmes, não apenas de Harry Potter, recomendo qualquer histórias que tenha sido adaptada, vale a pena, não a nível de comparação, mas porque cinema e literatura são duas das maiores fontes de cultura que se pode ter acesso.


Obrigada a todos e vou ficando por aqui até a próxima.



Lila Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para o nosso feedback, sugestões sempre serão muito bem vindas, mas por gentileza, não deixe comentários maldosos ou grosseiros, criamos nosso conteúdo com carinho, respeite nosso trabalho.